Nós, da 99, trabalhamos constantemente para que o transporte seja mais rápido, acessível e seguro, e para oferecer uma boa opção de mobilidade para todas as pessoas.

Somos também um local de encontros. Virtuais e reais. Quando você está no ambiente da 99, você faz parte de uma comunidade e deve ser tratado com respeito. Nós dedicamos nossos esforços e criatividade para cuidar das nossas pessoas. Não fazemos diferença entre motoristas parceiros e parceiras ou entre passageiras e passageiros. Todos são igualmente importantes na nossa comunidade. Não importa a origem, a cor da pele, a orientação sexual, as preferências políticas, se é uma mulher, um homem, ou uma pessoa que não se identifica com nenhum gênero.


Milhões de pessoas fazem parte da Comunidade da 99. E elas são diferentes entre si. Diversas. Nós gostamos disso. Achamos enriquecedor.

Agora, também sabemos que ambientes plurais não são fáceis. Podem aparecer dúvidas, conflitos, diferenças de perspectivas sobre quais são os limites e quais as atitudes mais adequadas. Para explicitar as questões que vivemos nas nossas viagens, criamos esse Guia da Comunidade 99.

Com o Guia da Comunidade, esperamos esclarecer o que é esperado de todas as pessoas, e assim criar um ambiente positivo, de respeito aos princípios básicos de boa convivência, para evitar abusos e qualquer forma de desrespeito durante nossas viagens.


Economia compartilhada

Hoje não é necessário comprar tudo que se precisa, é possível compartilhar bens, instrumentos e ferramentas. Isso serve para casas, carros, bicicletas, conhecimento e muitas outras coisas. Isso é o que chamamos de “economia compartilhada” ou “economia colaborativa”. A 99 é um exemplo desse tipo de economia: quem viaja usando nosso aplicativo não precisa comprar um carro para se locomover pela cidade, pode compartilhar o automóvel com motoristas . Com o nosso aplicativo, promovemos encontros de mais de 20 milhões de pessoas, em 1600 cidades no Brasil.

Nós queremos que a experiência em nossas corridas seja a mais positiva possível para todo mundo. O que significa que cada pessoa nesses encontros precisa entender qual a sua responsabilidade. Seus direitos e deveres. Esperamos que a convivência entre motoristas e passageiros seja positiva, onde o respeito entre todos sempre prevaleça. Que você siga as leis e as normas e não se esqueça da segurança, a sua e a das outras pessoas, dentro do carro ou na rua.

Muito mais do que isso, esperamos que o encontro na 99 melhore o seu dia. Que, a partir das viagens intermediadas pela 99, você espalhe gentileza e educação.

A nossa comunidade é construída com base em quatro princípios:

  1. Respeito
    Com recomendações sobre como agir para fazer das viagem momentos mais agradáveis.
  2. Segurança
    Atitudes que não podem faltar para ter um trânsito e viagens mais seguras.
  3. Responsabilidade
    Quais são as regras e leis que precisam ser seguidas, e os combinados entre motoristas, passageiras, passageiros e a 99.
  4. Comunicação
    Para que a nossa conversa continue. E seja ágil e de mão dupla.

Este Guia é parte integrante dos Termos de Uso da 99, o que significa que comportamentos contrários a ele estão sujeitos ao que está descrito naquele documento. Mas, além disso, o Guia também é resultado da experiência dos últimos anos e de um amplo diálogo realizado com a comunidade da 99: motoristas, passageiras e passageiros, colaboradoras e colaboradores. Foi através de diálogos com todas essas pessoas que o texto foi construído. Conversamos também com organizações da sociedade civil que tratam de questões de gênero, raça, LGBTI+ e pessoas com deficiência, além de autoridades de segurança pública e jornalistas.

O Guia da Comunidade 99 é um instrumento para melhorar a experiência de todas as pessoas! Ele também pode ser usado como elemento para atuar em questões divergentes ou polêmicas. Mas queremos que ele seja mais do que isso. Desejamos que o Guia possa nos ajudar a cuidar de todo mundo. Queremos ainda que ele seja um convite ao diálogo e que os nossos encontros façam o seu dia melhorar.