5. Medidas de Proteção e Higiene

Desde que a situação de pandemia foi declarada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, as rotinas e hábitos têm mudado constantemente. Por isso, a 99 está acompanhando a situação da Covid-19 no país e tem se adaptado às novas diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde, que determina modelos de flexibilização contra o vírus.

As máscaras em corridas de aplicativo não são mais obrigatórias em algumas cidades, mas o aplicativo segue incentivando o uso, além de outros cuidados para  prevenir a disseminação da Covid-19 e outras doenças potencialmente transmissíveis. Confira as orientações da 99:


5.1. Automonitoramento da saúde

O automonitoramento inclui avaliação de sintomas e contato com pessoas confirmadas ou suspeitas de Covid-19.

Se você não está doente e teve:

  • Contato direto (abraço, beijo, aperto de mão) com pessoa suspeita ou confirmada de Covid-19;
  • Contato a menos de 1 metro, sem máscara com pessoa suspeita ou confirmada de Covid-19;
  • Contato domiciliar (mora ou cuida) de pessoa suspeita ou confirmada de Covid-19;

Você se torna um caso suspeito e deve se manter em isolamento até que o diagnóstico (positivo ou negativo) seja confirmado .

Por meio do aplicativo, motoristas parceiras e parceiros devem registrar que estão em boas condições de saúde antes de se conectarem.

Para passageiras e passageiros, mensagens de alerta são enviadas antes das corridas, de forma a evitar que saiam de casa desnecessariamente caso apresentem sintomas sugestivos de Covid-19.

Avaliação de sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas de Covid-19 são: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, falta de ar, cansaço, perda de olfato, alteração do paladar, diminuição do apetite e distúrbios gastrointestinais como náusea, vômito e diarreia.

Se você apresentar algum dos sintomas citados, busque atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. Não saia para trabalhar ou para qualquer outra atividade não-essencial enquanto o diagnóstico não for esclarecido.

Caso você seja diagnosticado com a Covid-19

Fique em casa, mantenha-se de máscara, não compartilhe objetos e intensifique a higienização das mãos e do ambiente. Siga as orientações médicas para evitar tanto o agravamento da doença quanto a sua disseminação.

Avise as pessoas com quem você teve contato para que elas possam procurar uma unidade de saúde e verificar o risco de terem sido contaminadas. Quem você deve avisar: pessoas com quem você teve contato direto (abraço, beijo, aperto de mão); pessoas com quem você teve contato a menos de 1 metro sem máscara; pessoas que moram com você.


5.2. Uso de máscara

O uso da máscara, em algumas cidades, é opcional a todos que estiverem a bordo de um carro solicitado pela 99, mas ela é importante para sua proteção contra a Covid-19 e outras doenças transmissíveis,  já que age como uma barreira física contra gotículas que podem carregar vírus.

Para ser eficaz, a máscara deve cobrir completamente a boca e o nariz, ficando bem ajustada ao rosto e sem deixar espaços nas laterais.


5.3. Distanciamento

Estudos mostram que o distanciamento social, somado ao uso de máscara, oferece mais proteção do que quando aplicados isoladamente.

Orientações de distanciamento

O distanciamento geral mínimo entre pessoas recomendado pelas organizações de saúde é de 1 metro. Dessa forma, sugerimos que, se possível, cada carro contenha no máximo 3 pessoas, contando com motorista, e passageiras e passageiros sentem no banco traseiro, preferencialmente do lado oposto a quem está dirigindo.


5.4. Higienização das mãos

As próprias mãos podem transmitir vírus após contato com olhos, nariz, boca, gotículas e objetos contaminados. Como prevenção, deve-se fazer higienização com água e sabão da palma, dorso, dedos, unhas e punho por pelo menos 40 a 60 segundos.

Na impossibilidade de lavagem das mãos, é altamente recomendável utilizar álcool gel 70% friccionando as mãos por 20 a 30 segundos nos seguintes momentos:

  • Ao entrar e sair do carro;
  • Antes e após tocar superfícies ou objetos;
  • Antes e após manusear a máscara no rosto;
  • Antes e após tocar o rosto, olhos, nariz e boca.

Recomendamos que motoristas parceiros higienizem as próprias mãos sempre que saírem e retornarem ao carro.

Caso ocorra tosse ou espirros, não use as mãos. Na falta de um lenço descartável, use a parte interna do braço e cubra o nariz e a boca para conter as gotículas, mesmo que esteja de máscara. Descarte o lenço utilizado e higienize as mãos em seguida.


5.5. Higienização do carro

O procedimento de higienização completa do carro compreende a limpeza e a desinfecção:

  • Limpeza: retirada de resíduos e sujidades visíveis como poeira, terra, etc., realizada com pano seco ou umedecido em água e detergente líquido, a depender do grau de sujidade.
  • Desinfecção: aplicação de produto com ação antimicrobiana, como álcool 70%.

Caso se observe que o carro não está em condições adequadas de higiene, é possível reportar na avaliação ao fim da corrida e a empresa tomará todas as medidas cabíveis.


5.6. Ao chegar em casa

Alguns cuidados também devem ser adotados ao chegar em casa:

  • Tirar os sapatos e deixar na entrada;
  • Lavar as mãos com água e sabão;
  • Retirar a máscara pelas alças e descartá-las, ou colocá-las para ventilar se forem reutilizáveis, como os modelos PFF2 ou N95;
  • Higienizar os pertences trazidos da rua;
  • Separar as roupas usadas para lavar;
  • Se possível, tomar um banho e colocar roupas limpas.

5.7. Outras recomendações

Observar e seguir todas as recomendações específicas disponibilizadas no aplicativo em cada modalidade de uso: 99Pop, 99Táxi, 99Comfort e 99Entrega.

As recomendações podem ser revisadas sempre que necessário e conforme orientações dos órgãos pertinentes e situação epidemiológica, visando um ambiente cada vez mais saudável e seguro em nossa plataforma.